Assim começou a nossa festa de São João, que aconteceu no dia 21 de junho na nova sede do Grupo.
Cerca de 40 meninos e meninas, juntos com os educadores, voluntários e mais convidados, abriram a festa com o “Acorda Povo Para a Redução de Violência através do Protagonismo Juvenil”, um cortejo de reivindicação política que começou na rua Aurora e atravessou o bairro de Santo Amaro.
Carregamos as imagens dos Santos (Santo Antônio, São João e São Pedro) ao ritmo de coco e de ciranda até chegar em frente a sede do grupo onde dançamos ciranda ao redor de uma grande fogueira.
Os meninos e as meninas acompanharam o cortejo com percussão e varias coreografias de danças populares facilitadas pelo educador e oficineiro Tonho das Olindas.
A festa se concluiu com uma apresentação da historia e dos símbolos das festas juninas feita pelos meninos e meninas e com uma grande mesa de comidas típicas: mungunzá, arroz doce e canjica!
Um comentário:
O acorda povo deveria ser mais divulgado como folclore principalmente nas escolas
muitas crianças e ate adultos desconhecem esta etapa inicial da abertura das festas juninas a preocupação é que acabemos perdendo essa referencia nos festejos juninos de Pernambuco.
Postar um comentário